Surto de virose deixa população do Distrito de Gameleira da Lapa em atenção

Uma série de casos de virose no Distrito de Gameleira da Lapa, município de Sítio do Mato, chegaram a redação do Gamela News nos últimos dias, sendo relatado casos em crianças, adultos e até idosos.

De acordo com os moradores, os sintomas são dores no estômago, diarreia intensa, falta de apetite e entre outros fatores de mal estar. Estes desconfortos têm acontecido com certa frequência.

As suspeitas recaem sobre a qualidade da água distribuída, pois os sintomas são características de doenças de veiculação hídrica. Esse questionamento só é possível porque o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) só deverá disponibilizar água para consumo humano se cumprir os parâmetros da Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde.

A redação tentou checar informações no Ministério das Cidades, órgão que congrega as informações sobre saneamento no Brasil, e o município de Sítio do Mato não disponibiliza os dados na plataforma do ministério. Dessa forma, não foi possível saber sobre a qualidade e a potabilidade da água no município.

Alguns profissionais de saúde alertam que a chegada das chuvas podem também ter trazido a volta dos riscos do mosquito Aedes aegypti transmissor de patologias como a dengue, febres chikungunya e amarela e a zica. Porém, os mesmos especialistas descartam aparentemente em função da ausência de outras sintomas complementares ao diagnóstico. Mesmo assim, “o melhor é ir ao médico o mais rápido possível para se ter o diagnóstico e evitar complicações”, destaca uns dos profissionais consultados.

Como o número de casos vem aumentando, é importante que as autoridades iniciem uma força tarefa urgentemente, envolvendo a Prefeitura e os órgãos competentes como Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde, para investigarem as causas e tentar combater o surto da virose no Distrito.

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.