Eleições 2018: Eleitorado Sitiomatense volta a cair em 2018

Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que o número de eleitores aptos para votar nas eleições de 2018 no município de Sítio do Mato é de 9.507, com redução de 4,5% quando comparado ao pleito de 2016.

A equipe do Gamela News fez um levantamento do eleitorado do município entre 2010 a 2018, para tentar verificar o comportamento desse número. A análise constata algo recorrente de aumento no número de eleitores no pleito eleitoral municipal, na qual se elege o Prefeito e Vereadores, e consequente queda no número de votantes nas eleições para Presidente, Governador, Senadores e Deputados.

Ao que tudo indica os seguintes fatores podem estar ocorrendo para essa alteração entre a eleição municipal e federal/estadual:
i) transferências de títulos de outros municípios; e/ou
ii) cancelamentos e depois regularizações de títulos dos residentes do município.

O cartório eleitoral, da Zona 071 em Bom Jesus da Lapa, é o único órgão que pode responder por essa oscilação constante no eleitorado sitiomatense. Isto porque é o órgão oficial que congrega as informações eleitorais, alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral e entre outras funções.

Related Post

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.