Eleitores de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Sítio do Mato são convocados para cadastro biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convocou todos os eleitores da zona eleitoral de número 71, que abrange os municípios de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Sítio do Mato, para o cadastramento biométrico obrigatório. O comparecimento ao Cartório Eleitoral deverá ser no período de 22 de abril até 30 de agosto de 2019.

O justiça eleitoral terá que neste período ter cadastrado mais de 78 mil eleitores distribuídos entre os três municípios que compreende a zona eleitoral. Só irão votar nas eleições de 2020 aqueles que realizarem o devido cadastramento biométrico. 

Assim, serão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles em que o voto é facultativo, mas desejam continuar a exercer o direito ao voto (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade). Aqueles que já realizaram o cadastramento já estão aptos, não precisando mais realizar o procedimento.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “o projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.”

O cidadão que não atender à convocação da Justiça Eleitoral terá o título cancelado e não poderá, por exemplo, obter passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino, entre outros impedimentos previstos no art. 7º do Código Eleitoral.

Para saber os documentos necessários para dirigir-se até o cartório, acesse o link. Serão mais de cinco meses para que todo eleitorado seja recadastrados, de acordo com as regras da biométrica.

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.