Governo do Estado lança edital de licitação do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), lançou nesta terça-feria, 08 de de outubro, edital de licitação do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa.

O projeto busca atender a demanda antiga de moradores, turistas e empresários que possuem negócios na região de Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Sítio do Mato e Serra do Ramalho entre outros municípios.

De acordo com a SEINFRA, “O aeroporto ficará localizado em uma nova área patrimonial de 4,5 milhões m². O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana. A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550m de comprimento por 30m de largura. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões.”

Ainda no final de 2012, o Governo Dilma federalizou a responsabilidade de construção dos aeroportos regionais, incluindo o de Bom Jesus da Lapa, quando buscava construir aeroportos nos principais pontos turísticos do País e reduzir a distância das cidades médias desse tipo de equipamento. Como os projetos de aviação regional do Governo Federal não saíram como esperado, o Governo do Estado retomou a frente para construção desses equipamentos na Bahia.

Entre os fatores que contribuíram para que o projeto do aeroporto no Território Velho Chico saísse estão o fato de região ser polo da fruticultura, possuir empreendimento de geração de energia fotovoltaica (solar) e intenso fluxo turístico.

Em um plano turístico macro, mais amplo, o aeroporto pode potencializar a internacionalização das romarias em Bom Jesus da Lapa, favorecer o aproveitamento turístico nas grutas na região de Serra do Ramalho, o ecoturismo em Sítio do Mato e Paratinga, principalmente.

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.