Paratinga lidera criação de emprego na Região em 2019

Com base nos dados da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, o município de Paratinga foi o carro-chefe na geração de emprego na região em 2019. Para cada dez empregos criados na região, pelo menos sete deles vieram da terra da música, como é conhecido o município.

No primeiro semestre (janeiro a junho) deste ano, Paratinga gerou 460 postos de trabalho, tendo empregado somente no mês de junho 287 pessoas. A construção civil foi o setor que mais gerou emprego no município, com destaque para servente de pedreiro e armador de concreto. No setor de serviços o destaque foi para montador de equipamentos elétricos. O comércio foi o setor que mais demitiu (vendedores) em 2019.

Bom Jesus da Lapa foi o segundo município em geração de emprego, saldo de 79 postos de trabalho. A criação de emprego se concentrou na contração de instaladores de linhas elétricas e alimentador de linha de produção. Mas o comércio lapense enfraqueceu e os vendedores foram os mais demitidos no município.

Por outro lado, Serra do Ramalho continua com problemas e é o único município contabilizado que apresentou saldo negativo de 35 postos de trabalho fechados, ou seja, desempregou mais do que empregou em 2019. Os trabalhadores do setor agropecuário foram os que mais sofreram baixas no primeiro semestre deste ano. Vendedores e repositores no comércio também foram bastante afetados no município.

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.