Propostas dos candidatos à Presidente e seus impactos na Região do Velho Chico

Diante de uma eleição marcada por uma forte polarização e pouco debate quanto aos projetos propostos, a equipe do Gamela News fez um levamento sobre as principais propostas dos quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas para Presidente da República.

Os eleitores precisam ter noção que o voto credencia o candidato escolhido a pôr em prática as medidas apresentadas em seu programa de governo. Decorrente disso, cada eleitor, após a confirmação do seu voto, resta o dever de acompanhar a efetiva execução das medidas apresentadas.

O voto como ato de acompanhar a “onda” ou “manada”, sem uma devida verificação do que está sendo propostos além da figura do candidato, é o “vício” mais perigoso do processo democrático. E é nessa lacuna que a equipe do Gamela News foi em busca de um caracterização da relação eleitor-candidato para as eleições presidenciais 2018.

Inicialmente, com base no resumo elaborado pela rede britânica BBC News e nas propostas dos candidatos informadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a equipe do Gamela News fez uma análise de 7 áreas básicas, avaliando 20 ações e projetos apontados pelos candidatos que poderão ter impactos para a região do Velho Chico – microrregião de Bom Jesus da Lapa no Vale São Francisco baiano – e indicando as motivações para cada classificação.

O perfil de cada candidato já é claramente conhecido e amplamente divulgado, por isso não será necessário ser repetido nesta matéria.

Resultado: das 20 ações propostas pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL) nas áreas específicas, 6 foram classificadas como favoráveis, que são aquela que poderiam provocar resultados positivos, e 5 medidas são incertas, ou seja, não se sabe a eficácia da mesma ou se beneficiará facilmente os municípios. Enquanto que 9 foram consideradas desfavoráveis, isto é, poderá afetar negativamente.

Resultado: as propostas do candidato Fernando Haddad (PT) nas áreas analisadas, 14 poderão impactar positivamente na Região, sendo assim consideradas favoráveis. Outras 4 foram classificadas como incertas, sem uma clareza de impacto na região. Por outro lado, 2 foram avaliadas como desfavoráveis para a região.

Resultado: o candidato Ciro Gomes (PDT) teve expressiva maioria das 20 propostas impactando positivamente na Região, com 17 ações favoráveis. Apenas 3 ações foram classificadas com incertas, e nenhuma proposta do candidato foi considerada desfavorável ou que impactará negativamente na Região.

Resultado: por fim, Geraldo Alckimin (PSDB) teve suas propostas avaliadas como favoráveis um total de 15, tendo somente 1 incerta da sua eficácia na Região e 4 desfavoráveis aos municípios da Região do Velho Chico.

De modo geral, as avaliações das propostas dos candidatos se tornam como um instrumento útil para os eleitores, baseado nas condições e realidade vivida por boa parte da população da região. Portanto, a matéria pretende contribuir para esclarecer e contribuir para os temas que são úteis para o debate, objetivando a livre escolha de voto de cada eleitor.

Related Post

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.