Secretaria Estadual de Educação abre inscrições para cursos técnicos na Bahia; Região tem vagas

O processo seletivo para mais 10 mil vagas em todo Estado da Bahia de cursos técnicos gratuitos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) tem oportunidades em 83 municípios para 42 tipos de curso.

O foco é para os alunos que já concluíram o Ensino Médio, e as inscrições vão até o dia 21 de janeiro, cujas deverão ser realizadas no Portal da Educação.

Na região, apenas os municípios de Barra, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Serra Dourada disponibilizam 200 vagas em 5 diferentes cursos.

O candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, curso e por turno. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória a partir das notas obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), informações necessárias na inscrição.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 23 de janeiro. A matrícula dos selecionados será nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro na unidade escolar para a qual foi classificado.

A qualificação para o trabalho é um problema sério para a região, pois além de não atrair empresas possui baixo nível de emprego e coloca boa parte do jovens em riscos de vulnerabilidade social.

Os cursos técnicos são importantes, mas devem ser focados nas demandas e especialidades da região. E de acordos com especialistas, a empregabilidade dos profissionais técnicos no mercado de trabalho tem sido mais rápida.

Related Post

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.