Serra Dourada está entre os maiores produtores de leite da Bahia

O município de Serra Dourada congrega uma das maiores bacias leiteiras do Brasil, que vai da produção e comercialização do leite à industrialização dos seus derivados.

Segundo os dados informados pelo IBGE, constante na Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2017, Serra Dourada é o 11º maior produtor de leite do Estado da Bahia, em um universo de 417 municípios. Os dados apontam que o município é responsável por 1,32% da produção baiana de leite, com cerca de 11,4 milhões litros produzidos no ano. O valor da produção expressa soma R$ 10,8 milhões.

Outra informação constatada é que a agroindústria serradouradense, produtora de queijos e outros derivados, realiza compras de milhares de litros de leite em vários municípios do entorno. Os produtos produzidos são consumidos no próprio município e diversas partes do País.

A vocação para atividade láctea do município é responsável pela geração de emprego e renda no município e em boa parte da região, envolvendo o pequeno e médio produtor. Estima-se que a produção no laticínio gera cerca de 50 empregos diretos formais no município e centenas de ocupações locais e na região, em função da manufatura do leite.

Related Post

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.