Serviço público baiano deve abrir mais de 4 mil vagas em 2019

Mesmo com a crise nacional dificultando a criação de novos vagas de emprego, o serviço público estadual baiano mantem a esperança daqueles que queiram seguir a carreira no serviços público, ao prever a abertura de cerca de 4.349 vagas.

A previsão está na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. Os postos de trabalho necessários são distribuídos nos Poderes do Estado – Executivo, Legislativo, Ministério Público e Defensoria Pública, contando com as fundações e empresas públicas. O Judiciário é o único poder a não abrir vaga em 2019.

O maior número de vagas está na Secretaria de Educação (SEC), com expectativa de vagas para professores e coordenadores, principalmente. A Embasa também deverá contratar cerca de 879 novos funcionários. As vantagens de ter a maior quantidade de vagas na SEC e na Embasa é pelo fato destas distribuírem os novos contratados pelas suas unidades em vários municípios do interior da Bahia.

A Secretaria de Saúde (Sesab) também tem previsão de abertura de 400 vagas para o seu quadro, requerendo maior demanda por profissionais de saúde.

As universidade públicas do estado também terão oportunidades importantes para seu cargos técnicos e docentes. Outros concursos aguardados também estão os da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Ministério Público e Defensoria Pública.

As vagas são para os níveis de escolaridade de Ensino Médio, Técnico e Ensino Superior, formados nas mais diversas áreas. Cursos de especialização, mestrado e/ou doutorado são para efeitos classificatórios.

Entretanto, é importante ressaltar que a autorização não significa que os concursos serão efetivamente realizados, mas é uma sinalização para quem deseja ingressar na carreira pública e ir se preparando, pois existe demanda por pessoal naquelas áreas. Além disso, as admissões estarão condicionadas a efetiva disponibilidade de recursos do Tesouro estadual.

 

Related Post

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.