Sítio do Mato é mais um município com reconhecimento de situação de estiagem pela Defesa Civil do Estado.

Quase toda região está em situação de emergência climática devido ao período prolongado de estiagem. As chuvas que caíram em boa parte dos municípios, além de ter sido em nível baixo não vem sendo de forma contínua.

No Diário Oficial do Estado do último sábado (07 de dezembro), o município de Sítio do Mato, após pedido da Prefeitura Municipal, teve reconhecimento da emergência climática homologado pela Superintendência de Proteção e Defesa Cívil (SUDEC). São quase 14 mil pessoas afetadas devido os efeitos da estiagem sobre as atividades econômicas.

Como a prefeitura já havia publicado no dia 09 de novembro, a homologação tem efeito retroativo a partir da data do decreto municipal. A vigência desta situação será de 6 meses ou 180 dias.

Na região, apenas o município de Serra Dourada está fora da situação de emergência climática. São mais de 200 mil pessoas afetadas direta e indiretamente pela falta de chuvas.

Quase todos aqueles que já possuem situação de emergência homologada pelo órgão estadual também já teve reconhecimento federal. A exceção é o município de Ibotirama que teve homologação estadual mais aguda, de seca e não estiagem, cujo caso está em análise na instância federal.

Seguindo o procedimento, o município de Sítio do Mato também será avaliado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para a homologação também na esfera federal.

 

 

 

Você concorda? Comente! Seu ponto de vista é importante.